quinta-feira, 15 de abril de 2010

PILATES






O Método foi criado por Joseph Hubertus Pilates(1881-1967), que nasceu na Alemanha e na I Guerra Mundial foi exilado em uma ilha inglesa onde trabalhou na parte hospitalar. Lá, ele iniciou técnicas de tratamento com os feridos utilizando molas retiradas de macas, o que foi mais tarde a base para criar os equipamentos hoje utilizados. Seu primeiro estúdio foi criado em 1923, mas só adquiriu sucesso nos anos 40, quando seu trabalho começou a repercurtir entre dançarinos famosos.

A prática do Método Pilates objetiva o fortalecimento dos músculos, o aumento de flexibilidade corporal e conseqüentemente o ganho de postura. Isso realizado através de movimentos lentos que não sobrecarregam as articulações devido a ausência de impacto.

Hoje em dia o Pilates é indicado também para pessoas que apresentam patologias e disfunções importantes, como: hérnia de disco, escolioses, artroses, entre outros, devido os benefícios conquistados mas sem prejuízos para o corpo.

- Para pessoas que apresentam disfunções na coluna, o Pilates é indicado pois consegue fortalecer os seus estabilizadores( musculatura abdominal e paravertebral) de forma gradativa e eficaz evitando inclusive a possibilidade de realizar cirurgias e tratamentos mais invasivos.
- Para quem apresenta desgastes articulares, o método consegue fortalecer a musculatura do local e aumentar a flexibilidade para que aquela articulação não sofra mais tanto impacto no dia-a-dia, aliviando dores e aumentando o movimento.
- Também pode ser realizado por pessoas saudáveis, que querem praticar somente para ter ganhos estéticos e de saúde, pois a prática traz benefícios como rigidez muscular, redução de flacidez e de medidas.

"Equilíbrio perfeito entre corpo e mente é aquela qualidade do homem civilizado, que não somente dá a ele uma superioridade sobre o reino selvagem e animal, mas também provê ao mesmo todos os poderes físicos e mentais que são indispensáveis para atingir o objetivo da humanidade."(Joseph Pilates, 1934)

Sem comentários:

Enviar um comentário